segunda-feira, setembro 13, 2004

Modalidades Paralímpicas: Atletismo

O atletismo é um dos desportos mais popular nos Jogos Paralímpicos, foi incluído na primeira competição nos Jogos de 1960 em Roma. Envolve uma grande quantidade de atletas de ambos os sexos e o maior número de eventos, especialidades.
Os participantes são atletas com paralisia cerebral, lesão a nível da coluna, amputações e outras incapacidades físicas, atletas cegos ou com visão parcial. A competição inclui eventos de pista e estrada, lançamento e salto, a maratona e pentatlo.

Os atletas competem em cadeira de rodas ou usando próteses a nível dos membros motores, enquanto os atletas cegos competem com a ajuda de um guia.

Os atletas estão agrupados em várias classes, baseadas no tipo de incapacidade:
  • atletas com paralisia cerebral estão agrupados da classe 32 à 38. Da classe 32 à 34 os atletas competem em cadeira de rodas, e entre a classe 35 e 38 em posição fixa ascendente.
  • atletas com lesões a nível da coluna ou outras incapacidades físicas, outras sem ser paralisia cerebral, estão classificados consoante o seu perfil de mobilidade, da classe 51 à 54 para eventos de estrada e entre a 51 e 58 para modalidades de lançamento. Nestas classes os atletas competem em cadeira de rodas.
  • atletas com amputação de um ou mais membros, bem como outras incapacidades físicas que competem num posição fixa, estão classificados entre as classes 42 e 46.
  • atletas com visão incapacitada parcialmente ou totalmente estão agrupados em três classes, 11, 12, 13.
  • atletas "anões" devido à falha na formação de cartilagens (acondroplasia) competem unicamente em competições de lançamento, na categoria 40.
(tradução da página oficial dos Jogos Paralímpicos, ver aqui)

Sem comentários: