segunda-feira, setembro 13, 2004

Modalidades Paralímpicas: Ciclismo

A bicicleta é um dos meios transporte com maior vertente física actualmente. É também um dos desportos recreativos favoritos para pessoas de todas as idades. No início, o ciclismo era um desporto para atletas com perda parcial ou total de visão que competiam em bicicletas bi-lugares, com dois acentos.
Nos Jogos Paralímpicos existem duas modalidades: ciclismo de estrada e ciclismo de pista.
O ciclismo de estrada é praticado em estradas públicas enquanto o de pista ocorre normalmente em recinto fechado. Embora as regras e regulamentos sejam os mesmos que os do ciclismo olímpico, nalguns casos são permitidas alterações às bicicletas de maneira a facilitar o seu uso a atletas com incapacidades específicas.
Os atletas com perda parcial ou total da visão, paralisia cerebral, lesões na coluna, amputações ou outras deficiências físicas permanentes podem participar nesta modalidade. Os atletas estão agrupados em categorias baseadas nas capacidades funcionais em conjunto com as habilidades requeridas para a prática da modalidade. As bicicletas dos atletas são alteradas, sempre que necessário, de acordo com as necessidades do atleta.

(tradução da página oficial dos Jogos Paralímpicos, ver aqui)

Sem comentários: