segunda-feira, setembro 13, 2004

Modalidades Paralímpicas: Rugby (cadeira de rodas)

O rugby em cadeira de rodas começou no Canadá em 1977. Embora seja um desporto relativamente novo para pessoas com uma incapacidade está a desenvolver-se rapidamente por todo o mundo. O rugby em cadeira de rodas é uma combinação de passos, ajustamentos e habilidades requeridas no basquetebol e rugby. Os jogos são efectuados num campo de basquetebol e a bola usada é semelhante à usada no voleibol.

Homens e mulheres com uma incapacidade física podem participar no rugby em cadeira de rodas. Os atletas são avaliados pelo seu balanço e mobilidade da parte superior do corpo (tronco), o manuseamento da bola (passe, recepção, drible) e o uso da cadeira de rodas de competição (rapidez, travagem, mudança de direcção). São classificados consoante.

As cadeiras de rodas requerem manutenção constante durante o jogo devido às fortes colisões. Cada jogo consiste em quatro períodos de oito minutos cada, com intervalos pelo meio. Cada equipa é constítuida por quatro jogadores e oito suplentes. O objectivo de cada equipa é marcar um golo tocando ou passando com as duas rodas a linha de golo da equipa adversária enquanto leva a bola. A equipa com o resultado mais elevado no fim do tempo regulamentar é proclamada vencedora.

(tradução da página oficial dos Jogos Paralímpicos, ver aqui)

Sem comentários: