terça-feira, janeiro 25, 2005

Óscares

E pronto. Estão lançados os nomeados.

Resta agora ver os filmes, apreciá-los e depois comparar as nossas críticas com as críticas dos comentadores portugueses e até com os congéneres americanos.

De realçar que, tendo em conta a nomeação para melhor filme, The Aviator tem 11!!! nomeações igualando o número de nomeações atingido no ano passado pelo filme Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei. Não me parece que a academia brinde o filme de Scorcese com mais do que 5 estatuetas, não incluindo a de Melhor Actor. Leonardo DiCaprio terá de esperar mais uns anos e, talvez, amuderecer um pouco mais.

Finding Neverland está nomeado para sete categorias. Devemos ter em conta que Johnny Depp conta com a segunda nomeação consecutiva, não sei se será desta, dada a concorrência de peso, mas posso dizer, seguramente, que para a 78ª edição poderemos continuar com ele nestas andanças, fruto do excelente trabalho com que nos vem presenteando. Ainda falta ver o Charlie And The Chocolat Factory e The Corpse Bride, dois filmes Burtianos por excelência. A ver vamos.

Million Dollar Baby consegue candidatar-se, também, a sete estatuetas. É a confirmação, mais que óbvia, de Clint Eastwood no campo da realização depois de ter sido nomeado por outros filmes. Neste filme tem a hipótese de arrecadar o prémio de Melhor Actor juntamente com Hillary Swank, mas no respectivo prémio feminino. Uma jovem que se vai habituando a estas andanças. Convém referir a nomeação de Morgan Freeman para Actor Secundário, poderá não ser mais que um prémio de carreira para um actor que talvez tivesse merecido a estatueta em Os Condenados de Shawshank.

Ray é, para mim, o filme mais esperado dos cinco nomeados para melhor filme. Encontra-se nomeado em seis categorias. Retrata a vida atribulada e a inteligência do grande músico Ray Charles. Pelos documentários que vi sobre o filme, Jamie Foxx interpreta fielmente o papel que lhe foi entregue. Seria um prémio para alguém que conviveu com Ray Charles nos seus últimos dias. Saliente-se que um dos produtores desta película é, nem mais nem menos do que, o próprio Ray. Um aparte deveras interessante, Jamie Foxx é também nomeado para o papel de Actor Secundário. Parece-me que iremos ter algumas surpresas nos óscares entregues aos actores...

Por último, mas não o pior. Sideways. Ora bem, este filme só estreará em Portugal após serem conhecidos os vencedores da 77ª gala. É a grande surpresa deste ano e com cinco nomeações poderá fazer mossa à grande indústria cinematográfica norte-americana. Tratando-se de uma produção independente e de baixo orçamento mostra que, por vezes, nem é preciso muito para fazer tão grande.

Feita a retrospectiva dos principais filmes faça-se a dos não menos principais. The Incredibles poderá levar a estatueta de Melhor Filme de Animação para os estúdios da Pixar, algo ao qual já nos vamos acostumando, o que demonstra uma aposta na qualidade por parte do estúdio que abalou com o cinema de animação. Mas atenção!!! O filme encontra-se também nomeado noutras categorias, de referir a de Argumento Original.

Uma surpresa agradável foi a inclusão do recente filme de Jim Carey, Lemony Snicket's: A Series Of Unfortunate Events e também de outro filme, que aconselho vivamente, com a participação de Jim Carey e da bela Kate Winslet, Eternal Sunshine Of The Spotless Mind. Este último mostra o porquê da nomeação de Kate, num filme com o argumento muito bem elaborado e a trazer à memória a vontade de rever Memento.

A ver vamos como será esta edição do maior espectáculo (e mais dispendioso) cinematográfico do mundo.

Sem comentários: